escritos da figueirinha

Escritos pessoais, tendo como referência locais geográficos definidos: como a Figueirinha, no concelho de Oeiras, local de residência. Mas talvez outros, do mesmo concelho ou não. Do País ou do estrangeiro.

Name:
Location: Oeiras, Lisboa, Portugal

Monday, January 07, 2008

Vinhos da Região de Lafões

Na sequência do anterior "post" e depois de algumas provas (de vinho) e trocas de impressões com os meus amigos sobre alguns dos néctares em referência, aproveito para adicionar aqui mais algumas informações que poderão ser úteis aos eventuais interessados, as quais não sendo exaustivas espero que sejam úteis.

Pois o chamado "Vinho de Lafões" é um VQPRD, isto quer dizer que é um "Vinho de Qualidade Produzido em Região Determinada", segundo a "(n)omenclatura comunitária adoptada também no nosso país, após a adesão à União Europeia; (e)sta designação engloba todos os vinhos classificados como DOC e IPR", conforme se pode ler no site do ABCdosvinhos .

Pelo que pude verificar até ao momento creio que a principal referência na produção e distribuição de Vinho de Lafões talvez seja a "Adega Cooperativa de Lafões", cujo endereço e contactos indico abaixo:

Adega Cooperativa de Lafões
Várzea, S. Pedro do Sul
3660-694 Várzea SPS
Tel: 232 711 310
Fax: 232 711 310
Email: aclafoes@clix.pt

Há no entanto outros produtores na Região de Lafões que procuram e estão já a conseguir, penso eu, obter bons níveis de qualidade e também de apresentação. Naturalmente que o marketing e a distribuição serão um factor crítico e creio que ainda longe de estar convenientemente conseguido. Porém aparecem casos exemplares. É verdade que o meu conhecimento é limitado mas não quero deixar de sublinhar aqui uma outra abordagem muito interessante, que procura fazer a ligação entre a tradição histórica, a afirmação da marca e a promoção do agro-turismo, as características próprias do vinho da região e o desenvolvimento de métodos de cultura biológica na base da sua produção.

É o caso da "Quinta da Comenda", com o simbolo da Cruz de Malta na marca, ligando-se profundamente à história , à cultura biológica e ao agro-turismo.

Com os votos de boas leituras e de que "beba com moderação" e "se conduzir não beba", deixo estas notas aos meus amigos e eventuais leitores.

Tó Zé

Labels: , , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home