escritos da figueirinha

Escritos pessoais, tendo como referência locais geográficos definidos: como a Figueirinha, no concelho de Oeiras, local de residência. Mas talvez outros, do mesmo concelho ou não. Do País ou do estrangeiro.

Name:
Location: Oeiras, Lisboa, Portugal

Friday, October 26, 2007

Gastronomia e Vinhos da Região de Lafões

Bom dia,

Hoje aproveito este meio para enviar um breve "telegrama" sobre o assunto em título, que depois redireccionarei a alguns amigos pessoais, e no entretanto deixo o mesmo aberto à consulta de eventuais leitores e potenciais interessados.

Por uma questão de limitação de tempo disponível neste instante, ou "preguiça" (dirão outros), irei socorrer-me de um texto que passo a citar com a devida vénia, mas onde está o essencial do que gostaria de vos transmitir neste momento:

"Na Região de Lafões, come-se divinamente. A Vitela Assada é o prato mais famoso, dada a qualidade da carne e a mestria dos temperos. Mas o Cabrito à Lafões, os Rojões à moda de S. Pedro, o Bacalhau com Broa e a Sopa de feijão com couve à Lafonense são pratos muito apreciados.
Os enchidos recomendam-se e … quanto a doces, a variedade é tanta que o difícil é mesmo escolher. Mesmo assim, vale a pena provar o delicioso Pão de Ló de Sul, o Folar da zona, os Caladinhos e os Vouguinhas.
(...)". Ainda no mesmo texto, e em relação ao Vinho de Lafões ( zona de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul e Vouzela), também se encontra a seguinte descrição : "A área geográfica correspondente à Indicação de Proveniência Regulamentada “Lafões” situa-se ao longo do Vale do Vouga, abrangendo os concelhos de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul e Vouzela. Os brancos são pouco alcoólicos, frutados, ricos em acidez málica, com características próximas dos Vinhos Verdes. Os tintos são vinhos com elevada acidez fixa e com largo poder de envelhecimento."

Nota: o texto supra citado foi transcrito do site da C.M. S. Pedro do Sul, à data desta publicação, estando sujeito a alterações a que sou alheio e a que poderá aceder aqui .

Ainda sobre o mesmo tema poderá consultar informação do Turismo Dão Lafões aqui .





Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home